Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67546

Comparte esta pagina

Título : A política monetária no Brasil ao longo do tempo: efeitos da taxa básica de juros no curto e no longo prazo (2004-2024).
Autor : MARRONE, Iago Sette
Palabras clave : Política monetária; Selic; Choques de política pública; Crises econômicas; Horizonte de tempo
Fecha de publicación : 19-dic-2025
Citación : MARRONE, Iago Sette. A política monetária no Brasil ao longo do tempo: efeitos da taxa básica de juros no curto e no longo prazo (2004-2024). 2026. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O presente estudo tem como objetivo principal analisar a política monetária brasileira por meio das alterações que ocorreram na taxa básica de juros de curto prazo, modelando suas interações dinâmicas com a inflação (através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA), o PIB real (Monitor do PIB-FGV), o câmbio efetivo real, a Dívida Líquida (DLSP) e os meios de pagamento (M1), no período compreendido entre 2004 e 2024. A análise é realizada por meio de modelos de Vetores Autorregressivos (VAR) e de Vetores de Correção dos Erros (VEC), buscando identificar os impactos de choques monetários em diferentes horizontes de tempo (curto e longo prazo). Os resultados apontaram para efeitos significativos da Selic somente no curto prazo, principalmente sobre a inflação, o câmbio real e os meios de pagamento, sendo estes dois últimos essenciais para garantir a estabilidade de longo prazo das variáveis do modelo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67546
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Iago Sette Marrone.pdf2.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons